Artigos

Xilitol – Tudo sobre esse adoçante

Conheça tudo sobre o xilitol, adoçante preferido de quem faz a low carb

No mundo atual, as pessoas vivem procurando alternativas para fugir do açucar e dos adoçantes de aspartame.O Xilitol é uma substância vendida como adoçante que  é muito presente na alimentação para diabéticos, balas, doces e produtos de limpeza bucal como cremes, enxaguantes e géis dentais.

O xilitol pode trazer muitos benefícios para a saúde como ajudar no emagrecimento, no controle da diabetes e na prevenção contra cáries. Veja mais o que esse produto pode fazer em favor da sua saúde!   

O que é xilitol?

Xilitol é uma substância apontada como álcool de açúcar decorrente da xilose que é um monossacarídeo facilmente achado em várias verduras e frutas que comemos todos os dias, por este motivo é tido como natural.

O organismo consegue fabricar o xilitol, porém, em quantidades menores por meio do metabolismo. Ele é vendido como adoçante natural, no entanto, essa substância passa por vários processos químicos e dessa forma, o xilitol é transformado em um adoçante em pó, branco e com gosto doce.

O xilitol pode ser encontrado em gomas de mascar sem açúcar, alimentos para indivíduos com diabetes, doces e produtos para limpeza bucal. Seu gosto é parecido com açúcar comum, no entanto, com 50 % a menos de calorias. Ele também é parecido com açúcar comum em outro aspecto, por ser cristalino e de cor branca, igualmente a açúcar refinado.     

Dados nutricionais

Por ser um adoçante refinado, ele não tem qualquer vitamina, proteínas ou minerais. Quando falamos em dados nutricionais, este é um produto formado de ‘calorias vazias’, justamente por não ter nenhum valor nutricional.

O xilitol é pobre em calorias, pois em cada grama desse produto tem somente 2,4 calorias, enquanto que a mesma quantia de açúcar tem 4 calorias.

Benefícios do xilitol

Mesmo sendo pobre em valores nutricionais, esse adoçante pode trazer muito benefício ao organismo. Veremos alguns desses benefícios:

Protege contra cáries

Uma vez que não é açúcar, o xilitol é essencial para a saúde dos dentes. Ele age como anticariogênico, isto é, protege ou impede o aparecimento de cáries.

Melhora a absorvência de cálcio

Quando consumido, ele  incentiva os receptores desse mineral na região do intestino. Esse estímulo provoca a melhor absorção do cálcio, tornando os ossos mais fortes.

Bom para pele

Pesquisas revelaram que o xilitol eleva a fabricação de colágeno no organismo. Esse aumento ajuda o organismo a paralisar os resultados do envelhecimento da pele. Dessa forma, seu consumo possibilita uma aparência mais jovem, além de contribuir para a redução de celulites.

Emagrece

Associado a uma boa alimentação e a prática de atividades físicas, ele pode ajudar no emagrecimento. Isso se dá por causa da pouca quantidade de calorias encontrada no produto, uma vez que o xilitol é 50 % menos calórico que o açúcar.

Previne e trata diabetes

Xilitol não tem frutose e possui efeitos irrelevantes na glicose e insulina. O índice glicêmico dele vai de cinco a doze, enquanto que o açúcar comum é de sessenta a setenta.

Efeitos colaterais

Consumido em excesso, o xilitol pode causar problemas gastrointestinais como gases, náuseas e diarreias. Mas de forma geral, seu consumo a longo prazo parece ser seguro.    

Onde comprar?

O adoçante xilitol pode ser comprado em algumas lojas virtuais ou em lojas físicas de produtos naturais. De modo geral, esse produto é vendido por quilo e custa em média R$ 60,00.

Sempre procure seu nutricionista antes de adotar esse ou qualquer produto em sua dieta!

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Deixe seu comentário
Xilitol – Tudo sobre esse adoçante
Avalie este artigo

Está cansada e enjoada das receitas da internet? Vou te mostrar algo que vai fazer você emagrecer de forma fácil e sem passar vontade.
E-book 200 Receitas Low Carb


→ Promoção exclusiva para leitores do Dieta Paleo Low Carb:

 → Atenção: Desconto de 76% e super bônus por tempo limitado. ←


  • Bônus 1 - 7 Vantagens da Dieta Low Carb​
  • Bônus 2 - Efeitos Colaterais da Low Carb
  • Bônus 3 - Lista de Compras Low Carb

Não perca tempo, garanta o seu agora mesmo:


 
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.