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Lista de Compras Paleo – O Que Preciso ter na Dispensa?

Você decidiu entrar em uma dieta paleo para emagrecer ou manter a forma, mas não sabe bem ao certo o que você pode incluir nas refeições? Não entre em pânico, este artigo veio em seu socorro! Preparamos uma lista de compras paleo para, quando você for no supermercado ou na feira, saber o que pode comprar sem peso na consciência. Tem muita coisa boa que pode ser incluída, então se prepare para anotar bastante coisa!

Antes da lista de compras paleo, os proibidões da dieta!

Lista de Compras Paleo

A melhor coisa para se saber em uma dieta em primeiro lugar é o que não comer. Por isso, antes de você ver a lista de compras paleo propriamente dita, conheça a lista do que você deve riscar do seu cardápio.

Como você deve saber, a dieta paleo ou paleolítica só permite alimentos que a humanidade sempre consumiu desde os seus primórdios, ou seja, os encontrados na natureza. Então, o que é proibido, incluindo alguns naturais, mas não tão saudáveis:

  • Grãos e cereais, como arroz e trigo;
  • Leguminosas, como ervilha e feijão;
  • Leite e alguns laticínios;
  • Açúcar refinado;
  • Alimentos industrializados, como salgadinhos, bolachas, biscoitos e outros “quitutes do mal”;
  • Óleos vegetais refinados, como o óleo de soja e o óleo de milho. Inclui também a margarina;
  • Doces (qualquer tipo), frituras (qualquer tipo) e junk food (incluindo fast food).

Agora sim a lista de compras paleo!

Viu o que você deve evitar em uma dieta paleo? Agora veja o que você pode colocar seguramente em sua despensa com a nossa lista de compras paleo.

Carnes, Peixes e Afins.

  • Carne bovina.
  • Carne de porco.
  • Cordeiro.
  • Frango.
  • Peru.
  • Sardinha.
  • Atum.
  • Salmão.
  • Camarão.
  • Lula.
  • Ostra.
  • Siri.
  • Caranguejo.
  • Polvo.
  • Etc.

Verduras e Legumes.

  • Couve-flor.
  • Vagem.
  • Alcachofra.
  • Espinafre.
  • Aspargo.
  • Brócolis.
  • Abobrinha.
  • Quiabo.
  • Cebola.
  • Pimentão de qualquer cor.
  • Pepino.
  • Broto de feijão.
  • Broto de bambu.
  • Couve.
  • Rabanete.
  • Aipo.
  • Cogumelo de qualquer tipo.
  • Alface.
  • Repolho.
  • Pimentas.
  • Alho-poró.
  • Nabo.
  • Berinjela.
  • Salsa.
  • Cebolinha.
  • Coentro
  • Dentre outras.

Frutas com baixo índice glicêmico.

    • Abóbora.
    • Framboesa.
    • Morango.
    • Mirtilo (ou blueberry).
    • Amora silvestre.
    • Limão.
    • Coco.
    • Maracujá.
    • Goiaba.
    • Pera.
    • Pêssego.
    • Ameixa.
    • Nêspera.
    • Carambola.
    • Pitanga.
    • Cereja.
    • Maçã.
    • Melão.
    • Abacaxi.
    • Laranja.
    • Toranja.
    • Nectarina.
    • Abacate.
    • Tomate (sim, tomate é uma fruta!).
  • Outras frutas com baixo índice glicêmico.

Laticínios e queijos.

  • Creme de leite integral.
  • Nata.
  • Queijo tipo cottage.
  • Ricota.
  • Queijos gordos, como mussarela e prato.
  • Manteiga.
  • Iogurte natural integral.

Outros alimentos permitidos em uma dieta paleo.

  • Café.
  • Chá.
  • Sementes, como a de linhaça, a de abóbora e a de gergelim.
  • Nozes em geral, como castanhas, avelãs, pistaches, macadâmias e amêndoas (apenas pequenas porções diárias).
  • Torresmo.
  • Farinha de amêndoa e de coco.
  • Óleo de coco.
  • Azeite de oliva.
  • Proteínas em pó, as quais são isentas de carboidratos.
  • Manteiga de amendoim, de amêndoa e outras manteigas. vegetais, desde que com moderação.
  • Ovos.
  • Missoshiru (ou sopa de missô), tradicional acompanhamento japonês. Se nunca tomou, visite um restaurante japonês para experimentar ou veja receitas de como fazer.

Só uma observação.

Evite versões sem açúcar dos produtos acima, pois eles contêm adoçantes artificiais que fazem mais mal do que o açúcar.

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