Dicas Lowcarb

Lista de Compras Low Carb – O Que Comprar e o Que Evitar

Você está firme na dieta low carb ou está pensando em aderir a esta forma de alimentação? Que bom! Uma alimentação balanceada e nutritiva é um dos pilares de um estilo de vida saudável.

Porém, você sabe o que pode e o que não se pode comer? Se você ainda tem dúvidas do que é permitido e do que é proibido, então use nossa lista de compras low carb para te ajudar na próxima vez que for no supermercado.

Confira a lista logo abaixo e continue mantendo o foco!

O que evitar em uma dieta low carb?

Lista de Compras Low Carb

Vamos direto ao ponto e te mostrar o que você deve sempre manter fora de sua lista de compras low carb para não quebrar a dieta. Felizmente, não são muitas coisas:

  • Qualquer alimento com gordura trans. A gordura trans é considerada a inimiga número um de qualquer alimentação saudável. O especialista em saúde e nutrição Dr Lair Ribeiro, alerta sobre os malefícios deste tipo de gordura. Alimentos que costumam ter essa gordura (também “camuflada” como gordura hidrogenada ou semi-hidrogenada) são sorvetes, bolachas recheadas e salgadinhos.
  • Qualquer tipo de açúcar. Aqui não se trata apenas do açúcar refinado e do açúcar cristal, mas também do açúcar mascavo, mel, açúcar light, frutas com muita frutose e lactose.
  • Arroz normal ou arroz integral. Apesar do arroz fazer parte da cultura gastronômica brasileira, ele não faz parte da cultura low carb, já que tem alta glicemia. O “arroz peruano” quinoa também entra na lista dos “proibidões”.
  • Grãos e farinha de grãos, seja normal ou integral. Inclui também o que for feito com farinha, como bolos, bolachas, pães, macarrão, dentre outros alimentos.
  • Feijão, ervilha, lentilha e outros legumes similares. Eles não são exatamente vilões, mas mesmo assim seu alto nível de carboidratos faz que eles sejam incluídos nesta lista.

Lista de compras low carb – O que é permitido

Agora que você já anotou o que deve ficar fora de sua dispensa, é hora de ler o que deve incluir em sua lista de compras low carb. Pode ficar feliz, pois tem bastante opção!

  • Qualquer tipo de verdura. Se você é um apreciador de saladas ou está se esforçando para se tornar um, pode comer alimentos como alface, repolho, tomate, agrião, cebola, alho, palmito, vagem etc. regados com um bom azeite e temperados com sal. Só fuja de vegetais como batata e cenoura: são bons, mas tem muito carboidrato.
  • Qualquer tipo de carne. Pode continuar comendo seu bifão ou churrasco sem culpa! Até bacon é permitido! Não esqueça de variar e comer também frango, peixe, carne de porco, crustáceos e outras carnes. Evite apenas as carnes já temperadas e as “carnes” industrializadas, como linguiças, salsichas e nuggets.
  • Qualquer tipo de ovo. Não importa se é cozido, frito, na sopa, em conserva, de codorna ou de pata, o ovo é um alimento aliado da dieta low carb: praticamente zero carboidrato. Só não vale comer ovo de Páscoa!
  • Queijos amarelos. Queijo prato e mozarela, por exemplo, podem ser consumidos em uma dieta low carb. Evite os queijos brancos, como minas frescal e ricota, os quais contém muita lactose.
  • Nata ou creme de leite. Você pode usar como molho, tempero, creme de café etc. O preferencial é a nata, mas use o creme de leite se caso não conseguir o primeiro.
  • Nozes e sementes. Consuma até 30 gramas por dia de macadâmias, nozes, castanhas do caju e outras “nuts”.
  • Temperos, condimentos e afins. Desde que não seja os industrializados, fique à vontade em usar sal, alho, pimenta, orégano, cominho e outros temperos em sua dieta low carb! A exceção para temperos industrializados é o ketchup, mostarda, shoyu e molho inglês, de preferência os com pouco ou nenhum açúcar.
  • Azeite e manteiga. São as gorduras do bem permitidas em uma dieta low carb. O azeite é melhor para saladas e para borrifar na comida, enquanto a manteiga é boa para fritar e cozinhar. Se tiver como comprar, pode usar também óleo de abacate e óleo de coco.
  • Frutas (com moderação). Por terem frutose (açúcar), elas são desaconselhadas em uma dieta low carb. Todavia, você pode consumir um pouco por dia, dando preferência para coco, abacate, morangos e amoras (frutas com menos carboidratos).

Agora que você já sabe o que comprar no supermercado, ficará mais seguir o passo a passo da dieta low carb e conseguir além de mais saúde um corpo perfeito!

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Lista de Compras Low Carb – O Que Comprar e o Que Evitar
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