Artigos

Carboidratos – O que é? Insulina, diferença entre baixo e alto IG.

Para ter uma vida saudável é preciso fazer diversas coisas como: adotar uma alimentação saudável rica em todos os nutrientes, deixar os vícios e praticar exercícios físicos. Entre os nutrientes mais importantes para o organismo estão os carboidratos.

Carboidratos

carboidratos

    Os carboidratos são nutrientes fundamentais para a manutenção do organismo. São fontes de energia, protegem os músculos e ainda fazem com que o cérebro funcione melhor.

    Os carboidratos são formados por oxigênio, hidrogênio e carbono, ao ser digerido pelo organismo libera glicose, sendo uma fonte de muita energia para as células e por isso muito importante para o funcionamento do metabolismo.

    Os carboidratos são divididos em simples e complexos. Os simples são absorvidos rapidamente pelo organismo e aumenta os níveis de glicose, por isso, quando a pessoa quer perder peso eles são retirados da alimentação. Os carboidratos simples podem ser encontrados no açúcar, xarope de milho, massas, frutas e no mel.

    Os carboidratos complexos são polissacarídeos, quer dizer, a estrutura química é maior, sendo assim a absorção acontece de forma mais lenta e com isso o aumento da glicemia é gradual e não de uma vez só como acontece com os carboidratos simples. A digestão demora mais, por isso, a pessoa demora para sentir fome. Esses nutrientes estão presentes na massa integral, batata doce, arroz integral, entre outros.

Insulina

    A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e a sua principal função é metabolizar a glicose, que é o açúcar no sangue para produzir energia. A insulina trabalha como uma espécie de chave abrindo as fechaduras do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia que é essencial para as atividades do dia a dia como estudar, trabalhar, entre outras. Quando há algum problema na produção de insulina, a pessoa é diagnosticada com Diabetes Mellitus. Para controlar a glicose na corrente sanguínea, diversas vezes é preciso realizar a reposição exógena da insulina com aplicações diárias do hormônio.

    As insulinas podem ser classificadas em humanas e análogos de insulina humana. A insulina de origem humana (NPH e Regular) é desenvolvida em laboratório, a partir da tecnologia de DNA recombinante e os análogos que são preparações de insulina que sofreram alteração na cadeia de aminoácidos para melhorias no tempo de ação.

    As insulinas podem vir em frascos e canetas. Os frascos são de 10 ml (para uso com seringas de insulina) e os refis, são de 3 ml (usados em canetas de aplicação de insulina), assim como também podem vir em canetas de aplicações descartáveis.

Diferença entre baixo e alto Índice Glicêmico

    O Índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o carboidrato presente no alimento chega a corrente sanguínea e altera a glicemia, que é o nível de açúcar no sangue.

    O baixo Índice Glicêmico faz com que a glicemia se mantenha controlada por mais tempo, retardando o aparecimento da fome depois de uma refeição. Já o alto Índice Glicêmico faz com que a glicemia fique descontrolada, com isso, a pessoa fica com fome mais rapidamente.

    Alguns alimentos com baixo Índice glicêmico são: feijão e farelo de aveia e com alto Índice glicêmico são: pães, massas, frutas, entre outros.

Deixe seu comentário
Carboidratos – O que é? Insulina, diferença entre baixo e alto IG.
Avalie este artigo

Está cansada e enjoada das receitas da internet? Vou te mostrar algo que vai fazer você emagrecer de forma fácil e sem passar vontade.
E-book 200 Receitas Low Carb


→ Promoção exclusiva para leitores do Dieta Paleo Low Carb:

 → Atenção: Desconto de 76% e super bônus por tempo limitado. ←


  • Bônus 1 - 7 Vantagens da Dieta Low Carb​
  • Bônus 2 - Efeitos Colaterais da Low Carb
  • Bônus 3 - Lista de Compras Low Carb

Não perca tempo, garanta o seu agora mesmo:


 
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.