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Low Carb x Paleo: As Diferenças Entre Estas Dietas Naturais

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Low Carb x Paleo veja aqui como os nutricionistas que conhecem os dois estilos, tentam explicar ao público as diferenças entre ambas as dietas.

Apesar de bastante similares e com objetivos iguais, essa dupla é mais diferente do que muitas pessoas imaginam. A suspensão de carboidratos da dieta, obviamente, providenciará a perda de peso desejada.

Dessa forma, ambas as dietas buscam o abandono gradual do carboidrato da dieta. No entanto, de formas diferentes. Enquanto que a Paleolítica reserva a famosa dieta do “Homem das Cavernas”, a dieta low carb busca a diminuição gradual da ingestão dos mesmos no cardápio cotidiano. Na disputa entre Low Carb x Paleo, o vencedor precisa ser você.

O que é a dieta paleolítica?

A dieta paleolítica consiste na ingestão de alguns tipos específicos de alimento que proporcionem uma dieta natural – alimentos in natura como são denominados. De uma forma saudável, sem grandes esforços, no entanto com algumas restrições.

É conhecida como a Dieta dos Ancestrais ou Dieta dos Homens das Cavernas. Portanto, os alimentos que compõem esta dieta provêm da caça e da pesca, como também são oriundos de plantação orgânica.

Pode-se afirmar que, sinteticamente, a Dieta Paleolítica não é uma dieta, mas sim um estilo de vida. Uma maneira de combinar alimentação saudável de abordagem nutricional oriunda de ancestrais com a proporção de energia a qual estes alimentos oferecem.

O principal fator desta dieta está ligado ao balanceamento da ingestão de ômega 6 e 3 em nosso organismo. Precisa-se diminuir consideravelmente a ingestão de ômega 6 (consumido em diversos alimentos) e aumentar o de ômega 3.

Os animais que se alimentam à base de grama aumentam os índices de ômega 3 na sua gordura corporal. Enquanto animais alimentados à base de rações (grãos) apresentam maiores taxas de ômega 6 em sua carne.

Low Carb x Paleo

O que é a dieta low carb?

Dieta Low Carb é a proposta de redução gradual de ingestão de carboidratos. A orientação básica de alimentação desta dieta é que apenas 50% do que é consumido no dia seja carboidrato, dando preferência aos de baixo índice glicêmico.

No ápice da dieta, o macronutriente pode compor apenas algo entre 45% a 5% do que é ingerido no dia.

Obviamente, a ingestão abaixo de 40% de carboidratos diários promove o emagrecimento notório. No entanto, é fundamental ressaltar que esta redução extrema não é saudável e pode desencadear uma série de consequências para a saúde corporal.

Qual a diferença: Dieta Low Carb x Paleo

Chegamos, enfim às diferenças na disputa entre Low Carb x Paleo, para definir quais os pontos que diferem essas duas dietas. Apesar das poucas diferenças, elas são essenciais para compreender um pouco do que abrange uma e outra.

A dieta Low Carb ignora a qualidade dos carboidratos ingeridos. Focando-se, assim, na quantidade desta substância na dieta. Já a Dieta Paleolítica adota carboidratos “precisos”, por assim dizer, os já pertencentes na dieta de nossos ancestrais, como tubérculos, por exemplos.

Outra importante diferença notada em ambas as dietas é sobre a questão da indústria alimentícia. Enquanto o consumo de alimentos oriundos de fábricas é abolido da dieta paleo (como embutidos, por exemplo) a dieta low carb faz uso constante, como, por exemplo, do peito de peru defumado.

Por se tratar de uma diferente forma de consumo o que a acompanha também mudará. É o caso da gordura ingerida. Enquanto que na dieta Low Carb elas acompanham a qualidade da carne ingerida, na Dieta Paleolítica a opção é pela carne orgânica, provinda de animais criados naturalmente ao pasto (simulando a caça dos ancestrais), contendo, assim, uma menor taxa de gorduras.

Por fim, sobre a questão dos laticínios, a Dieta Paleo restringe a ingestão, por não ser um hábito comum do período paleolítico a ingestão de laticínios na fase adulta. Já a dieta Low Carb, exclusivamente, restringe o leite, devido a taxa alta de lactose – um açúcar. Contudo, não abrange qualquer tipo de “proibição” aos fermentados.

Low Carb x Dieta Paleo: uma disputa natural

A primeira etapa do processo visando uma tendência, seja ela Low Carb, seja ela Paleo, é regular os níveis de ingestão de carboidrato. Desfazer, assim, a constante propensão que todos temos de nos alimentarmos erroneamente.

Não importa idade, peso ou problemas de saúde. Duas dietas naturais com pequenas diferenças entre elas podem ser uma opção de um novo estilo de vida, adotando preceitos que proporcionarão uma incrível mudança no cotidiano. Em 3 ou 4 semanas, com certeza, as mudanças serão evidentes.

 

 

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