Artigos Dicas Paleo

Dieta Paleo – Alimentos Permitidos e Proibidos

receitas low carb

Dieta paleo alimentos permitidos e proibidos. A dieta paleolítica, apelidada e conhecida por aí apenas como ‘dieta paleo’, visa uma alimentação mais saudável e natural, assim como era com nossos ancestrais na Era Paleolítica.

Antes de mais nada é preciso que se diz “dieta” mas na verdade Paleo e Lowcarb é muito mais que isso, são um estilo de vida, você não ficar ficar 2, 3 meses “fazendo dieta” e parar. Este é um ponto em que se deve levar em consideração.

É claro que não vamos ficar o resto da vida sem tomar uma cervejinha ou virar a cara ao ver um brigadeiro em uma festa infantil, mas seguindo de 80 a 90% a dieta paleo lowcarb, pode ter certeza que sua vida será outra.

Diferentemente de muitas dietas, a dieta paleo não se importa com a quantidade de calorias ingeridas por dia – mas dá muito mais atenção para a qualidade dos alimentos e para o intervalo entre uma refeição e outra.

Os objetivos da dieta paleolítica são dois: perda de percentual de gordura e melhora da saúde (evitando o aparecimento de doenças).

Preceitos básicos

Para realizá-la, basta ter em mente que ela é baseada em dois preceitos básicos:

1. Restrição no consumo de cereais e laticínios;
2. Consumo controlado de carboidratos.

Ficou curioso (a) para conhecer mais? Foi pensando nisso que criamos este artigo com tudo sobre dieta paleo alimentos permitidos e proibidos.

Dieta Paleo Alimentos Permitidos e Proibidos

Então vamos lá, abaixo estão listados os alimentos permitidos e os “proibidos. Escrevo entre aspas, pois nada é proibido, o que se deve fazer é consumir com moderação, mas claro se puder tentar evitar, evite.

Dieta Paleo Alimentos Permitidos e Proibidos

• Alimentos permitidos na dieta Paleo

A dieta paleo é considerada uma das mais fáceis para seguir – visto que ela não possui grandes restrições com quantidades.

Antes de conhecer os alimentos permitidos na dieta, lembre-se que ela foi criada com base na alimentação do período pré-histórico, ou seja, muito mais natural do que nos dias de hoje.

Os grupos de alimentos permitidos na dieta paleo são os seguintes:

1. Carne (de todos os tipos)

A dieta paleo dá grande importância para o consumo de proteínas. Não à toa, ela permite a ingestão de todos os tipos de carne – carne bovina, carne suína, peixes, aves e frutos do mar em geral.

2. Vegetais e frutas

Frutas, legumes e vegetais estão totalmente liberados para consumo na dieta paleo. Porém, se o objetivo do indivíduo for emagrecer, é claro que alguns deles devem ser controlados (como a banana, por exemplo, que possui altíssimo valor energético).

Nossas recomendações de frutas para quem deseja perder percentual de gordura são: frutas vermelhas, maracujá, abacate (gordura boa) e limão.

3. Ovos

Os ovos estão entre as maiores recomendações da dieta paleo. Eles podem ser consumidos em qualquer refeição (especialmente no café da manhã e, para o caso de indivíduos que treinam musculação, no pós-treino).

O recomendado é que os ovos sejam consumidos cozidos ou preparados como omeletes/mexidos.

4. Gorduras naturais

Outro grupo alimentar permitido na dieta paleolítica é o das gorduras naturais. Entre os principais alimentos que o integram destacamos: óleo de coco, azeite de oliva extra virgem, abacate, óleo de linhaça, óleo de macadâmia e óleo de abacate.

5. Temperos

Por um lado, a dieta paleo pede que o sal e açúcar sejam evitados ao máximo. Mas, por outro, demais temperos estão totalmente liberados – o que inclui alho, cebola, pimenta do reino, orégano e ervas de modo geral.

6. Nozes

Nozes como a castanha do pará, pistache, castanha de caju, avelã e macadâmia não só estão liberadas como são ótimas opções de lanchinho para quando bater a fome entre uma refeição principal e outra.

7. Bebidas

Quase todas as bebidas são permitidas na dieta paleo: água, café, chá e sucos naturais (coados ou não, adoçados ou não).

• Alimentos “proibidos” na dieta Paleo

Apesar da grande maioria dos alimentos serem permitidos na dieta paleo, alguns deles são estritamente proibidos. Confira a seguir quais são eles.

1. Laticínios em geral (como leite, requeijão, queijo e iogurte);
2. Bebidas industrializadas (o que inclui as alcoólicas): refrigerantes, sucos artificiais, cerveja e vinho;
3. Cereais, grãos e leguminosas: tais como arroz, feijão, ervilha, lentilha e outros;
4. Batata: com exceção à batata doce, que pode ser consumida devido ao seu baixo índice glicêmico;
5. Amido: os alimentos com amido, basicamente, são os com farinha. Neste caso, estão proibidos pães, massas, bolos e outros;
6. Óleos processados e margarina.

Além disso, recomenda-se também que os alimentos processados (como salsicha, presunto, peito de peru, mortadela, linguiça, hambúrguer e outros) também sejam evitados em uma dieta paleo.

• Alimentos para serem liberados aos poucos

Com o passar do tempo na dieta alguns alimentos proibidos passam a ser liberados. Esse é o caso, por exemplo, da cenoura, inhame, tapioca e arroz integral – desde que sempre estejam acompanhados de fontes de proteínas.

Além disso, recomenda-se que, ao fugir da dieta para consumir bebidas alcoólicas o indivíduo opte por aquelas com pouco carbo, tais como gim e whisky – evitando ao máximo o vinho e a cerveja.

Espero que tenha gostado do artigo “Dieta Paleo Alimentos Permitidos e Proibidos”. Abaixo estão as fontes das informações.

 

 

Dieta Paleo – Alimentos Permitidos e Proibidos
5 (100%) 1 vote
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
%d blogueiros gostam disto: