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Dieta Low Carb – Alimentos Permitidos e Proibidos

receitas low carb

Você muito possivelmente já deve ter ouvido falar na dieta low carb – uma das preferidas para os que querem emagrecer (perdendo gordura) sem deixar a massa magra de lado.

A dieta low carb tem como base a baixa ingestão de carboidratos. Se em uma alimentação normal eles compõem algo como 70% da dieta, na low carb os carboidratos aparecem em menor quantidade – sendo consumidos em 50 ou no máximo 55% do total de nutrientes diários.

Pensando nisso, confira a seguir neste artigo quais são os alimentos permitidos (e em seguida, os proibidos) em uma dieta low carb:

Dieta low carb – alimentos permitidos

1. Carnes/proteínas (de verdade)

Alimentos ricos em proteína, tais como ovos, carnes, peixes, leite e seus derivados são exemplos de alimentos que estão mais do que permitidos em dietas low carb.

A razão é compreensível: as proteínas são as responsáveis pelo fornecimento de aminoácidos ao nosso organismo, sendo estes fundamentais para o aumento de massa magra e para a manutenção de uma série de funções metabólicas, motoras e estruturais.

2. Ovos

Já falamos deles anteriormente (já que eles fazem parte dos alimentos riquíssimos em proteínas), mas não custa repetir devido à sua importância.

Os ovos (especialmente cozidos, mexidos ou omelete) são importantes componentes de dietas low carb. E não estamos falando apenas de ovos de galinha, como também de ovos de pato, codorna e outros que desejar.

A parte boa dos ovos é que você pode consumi-los sozinhos, em saladas, em sopas e assim por diante.

3. Legumes e verduras

dieta low carb

Os legumes e verduras são a base da alimentação low carb, ao contrário do que muita gente pensa, não é carne e gordura e sim legumes e verduras, mas não todos.

Entre os legumes e verduras com baixa quantidade de carboidratos e que serão aliados na dieta low carb, destacamos:

  • abobrinha,
  • couve flor,
  • tomate cereja,
  • brócolis,
  • vagem,
  • pimentão,
  • escarola,
  • aipo,
  • espinafre,
  • aspargos,
  • cogumelos,
  • alho poró,
  • alface,
  • berinjela,
  • chuchu,
  • cebola,
  • pepino.

A salada verde também é extremamente recomendada em dietas low carb. Para fazê-la, prefira apostar no repolho, couve, espinafre, alface, rúcula, acelga, mostarda, agrião e endívia.

4. Frutas

Sobre a regra anterior, ela vale sobre as frutas – já que muitas delas possuem frutose, uma fonte riquíssima de carboidrato.

As frutas permitidas em dietas low carb, ou seja, com baixa quantidade de frutose, são:

  • abacate,
  • limão,
  • morango,
  • melão,
  • pêssego.
  • coco.

Outra coisa muito importante é escolher frutas da estação, isso influencia muito na qualidade do alimento já que ela não precisa da intervenção humana para crescer na época dela.

5. Fontes de gordura boa

Alimentos ricos em gordura boa, tais como oleaginosas, azeite de oliva extra virgem e abacate, estão mais do que permitidos em dietas low carb.

Além de ajudarem no emagrecimento esses alimentos também diminuem os níveis de colesterol ruim, aumentam o colesterol bom e diminuem as chances do desenvolvimento de AVC (acidente vascular cerebral) e doenças cardiovasculares.

6. Sementes e nozes

Sementes e nozes, tais como o pistache, castanha de caju, macadâmias, amêndoas e castanha do Pará também são aliados nesta dieta.

Outros alimentos permitidos são: chás em geral, café, maionese, chocolates acima de 70% cacau, manteiga e creme de leite.

Dieta low carb – alimentos proibidos

Vale ressaltar que quando se diz “proibidos” não quer dizer que você nunca mais deve come-los, muito pelo contrário, radicalismo não vai te levar a lugar algum e sempre vai fazer você “jacar” com mais frequência.

Se de ao prazer de comer um doce, um arroz com feijão, um pãozinho, mas que seja uma exceção a regra.

Já entre os alimentos proibidos da dieta low carb, destacamos:

1. Alimentos processados

Se por um lado as proteínas naturais/animais são altamente recomendadas em dietas low carb, as proteínas processadas devem ser totalmente evitadas.

Mas quais são elas?

  • presunto,
  • peito de peru,
  • linguiça,
  • hambúrguer processado,
  • mortadela
  • salsicha

Esses são alguns exemplos de proteínas ‘do mal’ e proibidas em dietas low carb. Mas caso queira consumi-los procure sempre o alimento com fabricação “mais manual” possível. Fuja dos mercados.

2. Verduras e legumes ricos em carboidratos

Legumes e verduras são sempre bons – mas não quando contam com uma quantidade muito elevada de carboidratos. Por isso, batata, mandioca, batata doce e abóbora são exemplos de legumes e verduras que devem ser evitados em dietas low carb.

3. Alimentos industrializados em geral

Industrializados como salgadinhos, bolachas, bolos, refrigerantes e doces também devem ser evitados em dietas low carb. Isso porque eles são riquíssimos em amido – grandes inimigos dessa dieta.

Esses alimentos, além de aumentarem o risco de obesidade, também favorecem o aparecimento de doenças no coração e cérebro.

4. Açúcares

Sucos, cereais matinais, chocolates ao leite e sorvetes devem ser evitados ao máximo nesse tipo de dieta.

5. Amidos

Arroz, pizza, bolos, pães, macarrão, batata e outros alimentos feitos com farinha devem ser totalmente excluídos da dieta low carb. Como foi dito logo acima, estes alimentos devem ser a exceção total.

Além disso, evite as leguminosas (como milho, feijão, beterraba, cenoura, amendoim e lentilha), margarinas, bebidas alcoólicas, leite, requeijão e iogurte.

Bom, este artigo é para te dar uma ideia geral dos alimentos permitidos e proibidos na low cabr, é claro que tem muito mais coisas ai, mas acredito que de uma maneira geral da pra ter uma noção de como funciona o estilo low carb de viver.

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